Pokémon Go - App se tornou mais popular que Tinder e valorizou ações da Nintendo.

Marcela Fernandes
11/08/2016
Marcela Fernandes - 11/08/2016

A explosão de sentimentos e emoçoes que está dominando o mundo no momento - Pokémon Go.
Mais popular que o Tinder e mais utilizado que o Whatsapp ou Instagram entre os americanos, o game já provocou um aumento de bilhões de dólares nas ações da Nintendo, umas das responsáveis pelo projeto.

O que é REALIDADE AUMENTADA usada no Pokémon Go?

A realidade aumentada é um tipo de mídia que mistura o mundo real com elementos criados virtualmente. No caso de “Pokémon Go”, o jogador visualiza seus arredores na tela do celular capturados pela câmera, e o aplicativo insere os pokémons nesses lugares.

Mas você sabia que essa tecnologia já vem sendo utilizada em outras aplicações, principalmente nos negócios? Com realidade aumentada, por exemplo, é possível transportar a imagem de um sofá para a sua casa para você ver como o móvel ficará no ambiente antes de comprar. Também dá para ver como uma roupa ficará no seu corpo sem vesti-la.

A realidade aumentada vem sendo a ferramenta de vendas da rede multinacional sueca Ikea, que vende móveis domésticos de baixo custo.

A companhia disponibiliza a tecnologia em um aplicativo de celular para que os clientes possam projetar móveis, como sofá, televisão, geladeira, entre outros, no ambiente da casa em tamanho real e verificarem como ficam antes de finalizar a compra.

"O fato de a loja transportar o móvel que você vê na internet para a sua casa e ser possível visualizá-lo como se fosse real aumenta consideravelmente as chances de conversão em venda", diz Martha Terenzzo, professora da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de contexto criativo e cultura pop.

Qualquer empresa pode usar a realidade aumentada e é possível, inclusive, implantar a tecnologia sem custo, segundo Paulo Silvestre, consultor de cultura e mídias digitais e professor universitário. 

"Se a empresa tiver um funcionário que saiba operar o AutoCAD ou qualquer programa que produza uma peça ou produto tridimensional, por exemplo, ela já pode usar a tecnologia, porque são essas informações que são jogadas nas plataformas que criam a realidade aumentada."

Ele diz, inclusive, que em casos simples é possível implantar a tecnologia em uma semana.

Algumas empresas nos EUA estão aproveitando a febre do Pokémon Go para lucrar. No jogo, é possível comprar moedas para atrair mais monstros para perto do seu celular.

"O dono de um café, por exemplo, vem usando a tática de comprar moedinhas para atrair os monstrinhos para dentro da sua loja e, consequentemente, mais clientes. A maioria acaba tomando um café ou comendo alguma coisa", diz a professora Martha Terenzzo.

A mesma estratégia vem sendo adotada por uma pizzaria de Long Island (EUA), segundo Silvestre.

Para ambos os especialistas, o empresário que usar a criatividade poderá lucrar com o game.